Pesquisando na internet (leia-se google), descobri que as panquecas surgiram há mais de nove mil anos na França. Reza a lenda que uma mulher derramou, acidentalmente, um pouco de mingau no fogão, quando então percebeu que o leite, de forma rápida, se transformava em uma massa fácil de manusear e com ótimo sabor. E que sabor, né ?
Então, vamos ao que interessa: panquecas.
Massa
2 ovos;
1 xícara de chá de leite;
3 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo;
sal a gosto;
Recheio
azeitonas e cogumelos champignon picados;
2 pimentas de cheiro em rodelas;
2 tomates em cubinhos;
quinoa a gosto;
manjericão, cebolinha e orégano frescos a gosto;
sal e pimenta do reino a gosto;
Molho
2 tomates picados;
1/2 xícara de água;
alho, sal e pimenta do reino a gosto;
Modo de fazer:
Massa
Misture os ovos, o leite, o sal e a farinha de trigo no liquidificador/mixer/multiprocessador, até obter uma massa pastosa. Com uma concha pequena, cubra o fundo de uma frigideira média de teflon (previamente untada) com a massa, espalhando-a para que fique uniforme. Aos poucos a massa vai cozinhar e começar a soltar-se da frigideira. Quando estiver totalmente solta é hora de virar a panqueca. Atenção: a massa não deve ficar grossa. Na verdade, quanto mais fina, mais gostosa a panqueca fica.
Recheio
Misture todos os ingredientes. Acerte o sal e a pimenta do reino.
Molho
Refogue o alho no azeite, adicione os tomates picados e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo, até que vire um molho uniforme. Se precisar, acrescente mais água. Acerte o sal e a pimenta do reino.
Coloque um pouco de recheio em uma das extremidades da massa e faça rolinhos de panqueca. Repita o processo com o restante da massa. Ponha um pouco do molho de tomate no fundo de um refratário e disponha as panquecas. Cubra-as com o restante do molho, salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno em temperatura média por 15 a 20 minutos.
Está pronto !
Eu optei em colocar pouco molho e por isso a panqueca ficou com o aspecto mais sequinho. Mas não menos gostosa.
Bom apetite !
Camila
Tá com uma cara deliciosa…
bju