Confesso que, em um passado não muito distante, eu tinha um pouco de preconceito com a berinjela. Coisas do paladar que, ainda bem, vai mudando com o tempo. Pura besteira, viu ? A berinjela é rica em vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de possuir uma boa quantidade de sais minerais como potássio, cálcio, ferro, cobre e magnésio, sem contar que é uma importante fonte de betacaroteno. Não bastasse tudo isso, ainda ajuda a reduzir o colesterol. (o comida emocional também é fonte de informação nutricional !!! )
Essa receita é de um livro bem bacana, que ganhei de um casal de amigos, chamado “O livro essencial da cozinha vegetariana” e atende pelo nome de “Berinjela com molho de tomate e ervas aromáticas”. Ui ! Que chique !
E pra quem tem dificuldades com a berinjela, a dica é fazer uma receita com molho de tomate. Fica divino !
6 berinjelas finas;
2 tomates maduros;
125 ml de caldo de legumes;
2 dentes de alho esmagados;
1 cebola picada;
1 colher de chá de tomilho;
1 colher de chá de manjerona;
2 colheres de chá de orégano;
1/2 maço de manjericão;
1 colher de chá de açúcar;
3 colheres de vinagre de vinho branco;
azeite;
sal e pimenta do reino a gosto;
Modo de fazer:
Corte as berinjelas em rodelas finas:
Coloque as berinjelas em uma frigideira antiaderente bem quente, tostando-as nos dois lados, por 2-3 minutos, até que fiquem douradas. Reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola por cerca de 3 minutos. Acrescente os tomates e cozinhe, mexendo sempre, até que fiquem macios. Junte o caldo de legumes e deixe ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Adicione o tomilho, a manjerona, o orégano, o manjericão, o açúcar e o vinagre. Cozinhe por mais 3 minutos, acerte o sal e a pimenta.
observação: no final da receita, acrescentei duas colheres de sopa de polpa de tomate e deixei ferver por mais 2 minutos.
Disponha o molho de tomate bem quente por cima da berinjela e está pronto !
Rápido, saudável e gostoso !
Coma sem moderação !
Bom apetite !
Camila